O Banco Central está lançando um projeto PIX, um sistema de pagamento instantâneo. O sistema ficou disponível a partir do dia 16 de novembro de 2020, permitindo que o consumidor efetue pagamentos, bem como transferências, em segundos, ao invés das tradicionais horas ou dias para que as transações sejam finalizadas. Tudo isso a partir da simples utilização de chaves ou informações cadastradas e associadas com sua conta do PIX.
O que é o PIX?
Com o PIX, o Banco Central do Brasil quer tornar o pagamento instantâneo de forma simples, rápida e intuitiva
Por meio de códigos QR, sem contato, número de celular, endereço de e-mail, o banco central brasileiro quer simplificar os pagamentos. Pretende também tornar este sistema intuitivo e rápido, permitindo pagamentos instantâneos, quer em poucos segundos, quer outros em poucas horas, ou mesmo no máximo em poucos dias.
Para o Banco Central do Brasil (BCB), o objetivo é criar soluções que tornem o pagamento instantâneo tão simples, intuitivo e rápido quanto a liquidação à vista. Os pagamentos e transferências emitidos a partir de um smartphone serão feitos de forma intuitiva, rápida e segura, todos os dias do ano, sem limite de tempo e o dinheiro ficará imediatamente à disposição do destinatário.
Além da rapidez e utilidade dos pagamentos instantâneos, a empresa poderá usufruir dos benefícios do aumento da concorrência no mercado de pagamentos, com custos reduzidos e melhor qualidade de serviço. O PIX deve ajudar a reduzir os riscos associados ao dinheiro, como perda ou roubo.
O sistema do Banco Central para o PIX
O sistema será baseado em uma única infraestrutura de liquidação centralizada, administrada diretamente pelo Banco Central. Ele usará um único sistema de liquidação centralizado. Concretamente, os usuários, vendedores ou compradores, terão que ter uma conta no banco de sua escolha. Pois todas as empresas e estabelecimentos financeiros homologados pelo Banco Central Brasileiro, com mais de 500.000 contas de clientes ativas, terão a obrigação de participar do bom funcionamento deste sistema. Ainda poderão participar instituições não homologadas pelo BCB, mas apenas como participantes indiretos.
A diferença entre os participantes diretos e indiretos é que o primeiro poderá liquidar a transação na plataforma sem a necessidade de intermediário, enquanto o segundo precisará utilizar o participante direto para liquidar a transação pelo PIX.
O que são as chaves do PIX?
As chaves do PIX são as informações que você precisa para transferir os recursos. Basicamente é uma informação pessoal, como:
- CPF ou CNPJ
- Número do telefone celular
Essas são as chaves “normais” do PIX. A outra opção é a chave aleatória. Esta é criada na hora do cadastro, aleatoriamente. Você pode associar diferentes chaves a diferentes contas.
Como fazer o cadastro chaves aleatórias e chaves “normais” do PIX?
Você pode fazer o cadastro das chaves normais ou aleatórias no aplicativo da sua instituição financeira, internet banking ou no caixa eletrônico.
Pelo app: acesse normalmente o app da sua instituição financeira. Procure pela opção PIX, que deve estar na primeira página. Procure a opção de fazer cadastro de chave. Escolha qual chave quer cadastrar, se é o CNPJ, CPF, Celular, Email ou chave aleatória.
Pelo internet banking: acesse normalmente o site do internet banking da sua instituição financeira. Procure pela opção PIX. Esta opção deve estar logo na página inicial ou em uma das abas disponíveis. Procure a opção de fazer cadastro de chave. Escolha qual chave quer cadastrar, se é o CNPJ, CPF, Celular, Email ou chave aleatória.
Pelo caixa eletrônico: entre no caixa eletrônico com seu cartão e senha. A opção do PIX deve estar na página inicial. Caso não esteja, navegue pelas páginas para encontrar o menu do PIX. Procure a opção de fazer cadastro de chave. Escolha qual chave quer cadastrar, se é o CNPJ, CPF, Celular, Email ou chave aleatória.
Lembre-se de anotar ou salvar sua chave aleatória. Você também pode copiar e colar ela facilmente direto do app do seu banco ou instituição financeira..
No geral, o PIX deve reduzir os custos, pois o número de intermediários na cadeia de pagamento seria reduzido se compararmos este método com outros métodos de pagamento eletrônico. A agilidade no pagamento e a disponibilidade de recursos também será uma vantagem dos brasileiros.
Você já está usando o PIX? O que está achando?