Mesmo se você não sabe especificamente o que é o comércio eletrônico, não há chance de você ter passado seus dias sem ouvir sobre isso. O mundo está cada vez mais migrando para o ecommerce, com ampla margem ainda para o crescimento.
Desde empresas de pequena escala até os gigantes do mercado, todo mundo está capitalizando na indústria de comércio eletrônico, e não há mais de volta daqui. Mas como funciona esse novo tipo de comércio?
O que é Ecommerce?
Ecommerce (também conhecido como comércio eletrônico) é o processo de compra e venda de produtos ou serviços, fazendo transferências de dinheiro e transferir dados sobre um meio eletrônico (Internet). Essa rede permite que as pessoas façam negócios sem a restrição da distância e do tempo.
Tipos de ecommerce na prática
Existem vários tipos de opções de negócios de comércio eletrônico que você pode escolher com base em suas preferências, capital e modelo de negócios on-line. Para diferentes empresas, você tem que implementar várias técnicas e estratégias. Algumas das empresas on-line favoritas incluem:
- Negócios B2B.
- Negócios B2C.
- Empresa de marketing afiliado
- Marketing do Google AdWords.
- Venda de leilões on-line.
- Marketing da Web
Como funcionam as plataformas de ecommerce
O negócio online funciona praticamente nos mesmos princípios que uma loja offline / varejo faz. Em uma escala mais ampla, todo o processo de comércio eletrônico pode ser dividido em três componentes principais ou processos de trabalho:
1. Recebendo pedidos
Este é o primeiro passo em que os clientes fazem o pedido através da plataforma de comércio eletrônico (site ou portal on-line), e o vendedor faz uma nota dele.
2. Informações de pedido de processamento
O segundo passo, onde todos os detalhes do pedido são processados e concluídos. Agora está pronto para entrega.
3. Envio
O último passo em que o processo de entrega é realizado. Todos os componentes de logística desempenham um papel significativo nesta etapa para garantir a entrega oportuna ao cliente.
Se você receber o básico certo e conduzir seus negócios de comércio eletrônico no caminho certo, você certamente irá desfrutar de bons lucros. Lembre-se sempre de que o planejamento e a implementação de negócios adequados são as chaves para uma loja online de sucesso.
Para tudo isso, você vai precisar de uma plataforma de ecommerce. Algumas das mais populares incluem:
- BigCommerce
- Shopify
- Wix
- Shift4Shop
- WooCommerce
- Volusion
- Prestashop
- Weebly
- WordPress
Dentro delas, você vai precisar configurar ainda vários outros produtos, como serviços a serem oferecidos, gateways de pagamento, etc. A maioria delas permite um período de testes gratuito antes da compra. Faça o teste, conheça, assista vídeos, e aprenda mais sobre as plataformas.
Como montar um negócio ecommerce?
Uma das coisas básicas que você precisa fazer ao iniciar uma Internet ou um negócio de comércio eletrônico é criar um site. Pode ser uma excelente plataforma para promover seus bens e serviços e torná-los populares com o público-alvo. Para atrair clientes e compradores através de mecanismos de busca (como o Google), seu site deve ser adequadamente otimizado por SEO.
Idealmente, seu site deve ter uma lista dos produtos ou serviços que você deseja promover. As seções devem ser interativas e fáceis de usar para a conveniência dos visitantes do site. Todos os detalhes essenciais e úteis sobre o negócio devem ser adequadamente mencionados no seu portal online. Tenha uma seção de checkout limpa e direta, então as pessoas não desistem no último momento.
Vantagens do Negócio de Ecommerce
A principal vantagem de um negócio de comércio eletrônico é que ele permite que você conduza seu negócio flexível e, ao mesmo tempo, seja muito útil para atingir uma gama completa de público-alvo em segundos. Hoje em dia, o negócio em casa também se tornou um meio predominante de ganhar dinheiro sob a forma de comércio eletrônico. Você precisa ter um computador e conexão com a Internet, e você pode facilmente continuar com o marketing e negócios com apenas um clique do mouse.
Outro benefício significativo de um negócio de comércio eletrônico é que ele ajuda você a identificar o público-alvo muito rapidamente e alcançá-los facilmente também. Por exemplo, se você está tentando vender alguns bens ou produtos, você pode facilmente fazer pesquisas de mercado da Internet e identificar seu mercado de nicho. Assim, você pode enviar emails ou folhetos promocionais para clientes em potencial que estarão interessados em seu produto ou serviço. Em comparação com métodos promocionais convencionais, isso é bastante custo-benefício, pois você não precisa se aproximar dos clientes em uma base individual.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!