Você pode não falar sobre capital de giro todos os dias, mas este termo contábil pode ser a chave para o sucesso de sua empresa. O capital de giro afeta muitos aspectos do seu negócio, desde o pagamento de seus funcionários e fornecedores até manter as luzes acesas e planejar o crescimento sustentável a longo prazo. Resumindo, capital de giro é o dinheiro disponível para atender às suas obrigações atuais de curto prazo.
Para garantir que seu capital de giro funcione para você, você precisará calcular seus níveis atuais, projetar suas necessidades futuras e considerar maneiras de se certificar de que sempre terá dinheiro suficiente.
O que é o capital de giro e como calcular?
Você pode ter uma noção de onde está agora, determinando o índice de capital de giro, uma medida da saúde financeira de curto prazo da sua empresa.
Fórmula de capital de giro:
Ativo circulante / passivo circulante = Índice de capital de giro
Se você tem ativos circulantes de R$1 milhão e passivos circulantes de R$500.000, seu índice de capital de giro é 2:1. Isso geralmente seria considerado uma proporção saudável, mas em alguns setores ou tipos de negócios, uma proporção tão baixa quanto 1,2:1 pode ser adequada.
Seu capital de giro líquido informa quanto dinheiro você tem disponível para fazer frente às despesas correntes.
Fórmula de capital de giro líquido:
Ativo circulante – Passivo circulante = capital de giro líquido
Para esses cálculos, considere apenas ativos de curto prazo, como o dinheiro em sua conta comercial e as contas a receber – o dinheiro que seus clientes lhe devem – e o estoque que você espera converter em dinheiro em 12 meses.
Os passivos de curto prazo incluem contas a pagar – dinheiro que você deve a fornecedores e outros credores – bem como outras dívidas e despesas acumuladas de salários, impostos e outras despesas.
Entendendo sua necessidade de capital de giro
Obter uma verdadeira compreensão de suas necessidades de capital de giro pode envolver a plotagem de entradas e saídas mês a mês para o seu negócio. Uma empresa de paisagismo, por exemplo, pode descobrir que suas receitas aumentam na primavera, então o fluxo de caixa é relativamente estável até outubro, antes de cair quase a zero no final do outono e inverno. Ainda assim, do outro lado do livro-razão, a empresa pode ter muitas despesas que continuam ao longo do ano.
Partes desses cálculos podem exigir adivinhações fundamentadas sobre o futuro. Embora você possa ser orientado por resultados históricos, também precisará levar em consideração novos contratos que espera assinar ou a possível perda de clientes importantes. Pode ser particularmente desafiador fazer projeções precisas se sua empresa estiver crescendo rapidamente.
Essas projeções podem ajudá-lo a identificar os meses em que você tem mais dinheiro saindo do que entrando, e quando a lacuna de fluxo de caixa é maior.
Quando é necessário mais capital de giro?
As diferenças sazonais no fluxo de caixa são típicas de muitas empresas, que podem precisar de capital extra para se preparar para uma temporada movimentada ou para manter a operação do negócio quando há menos dinheiro entrando.
Quase todas as empresas terão momentos em que capital de giro adicional será necessário para financiar obrigações com fornecedores, funcionários e o governo enquanto aguardam os pagamentos dos clientes.
O capital de giro extra pode ajudar a melhorar seus negócios de outras maneiras, por exemplo: permitindo que você aproveite os descontos de fornecedores comprando a granel.
O capital de giro também pode ser usado para pagar funcionários temporários ou para cobrir outras despesas relacionadas ao projeto.
Como aumentar seu capital de giro?
Uma linha de crédito rotativa sem garantia pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar seu capital de giro. As linhas de crédito são projetadas para financiar necessidades temporárias de capital de giro, os termos são mais favoráveis do que aqueles para cartões de crédito empresariais e sua empresa pode sacar apenas o que precisa quando for necessário.
Embora um cartão de crédito empresarial possa ser uma maneira conveniente para você e seus principais funcionários cobrirem despesas incidentais de viagens, entretenimento e outras necessidades, geralmente não é a melhor solução para fins de capital de giro. As limitações incluem taxas de juros mais altas, taxas mais altas para adiantamentos em dinheiro e a facilidade de endividamento excessivo.
Linha de crédito para capital de giro
Quando você solicita uma linha de crédito, os credores levarão em consideração a saúde geral de seu balanço patrimonial, incluindo a proporção do capital de giro, capital de giro líquido, receita anual e outros fatores. Veja o que os bancos procuram nas empresas que procuram financiamento.
Como as finanças pessoais e os negócios dos proprietários de pequenas empresas tendem a estar intimamente interligados, os credores também examinarão suas demonstrações financeiras pessoais, pontuação de crédito e declarações fiscais. Será solicitada uma garantia pessoal de reembolso.
Embora muitos fatores possam afetar o tamanho de sua linha de crédito de capital de giro, uma regra geral é que não deve exceder 10% das receitas de sua empresa.
2 erros de capital de giro para evitar
Não confunda necessidades de capital de giro de curto prazo e requisitos permanentes de longo prazo
Embora possa ser tentador usar uma linha de crédito de capital de giro para comprar máquinas ou imóveis ou para contratar funcionários permanentes, esses gastos exigem diferentes tipos de financiamento. Se você vincular sua linha de crédito de capital de giro a essas despesas, ela não estará disponível para a finalidade pretendida.
O banco de sua pequena empresa pode ajudá-lo a entender melhor suas necessidades de capital de giro e quais etapas você pode precisar para se preparar para qualquer situação. Embora você não possa prever tudo sobre como administrar uma empresa, uma visão clara do capital de giro pode ajudá-lo a operar sem problemas hoje – e prepará-lo para um crescimento de longo prazo amanhã.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!