Os clientes deslizam, inserem ou passam seu cartão (dependendo do tipo de terminal) próximo à máquina para transferir detalhes da transação. Depois disso, o terminal de pagamento transfere os dados para o banco para autorização e finalmente transfere os fundos da conta do cliente para a conta do comerciante.
Dentro desse processo, vários problemas podem acontecer. Vamos falar dos problemas mais comuns com máquinas de cartão de crédito e suas soluções.
1. Cartão de crédito com problema
Pode ser possível que o problema real esteja com o cartão e, devido a isso, o terminal de pagamento está recusando o pagamento repetidamente. Alguns problemas principais podem ser:
O número do cartão digitado é errado ou inválido
O cartão é expirado
Fundos insuficientes no cartão
Atingiu limite máximo
O banco emissor marcou o cartão perdido ou roubado, etc.
Confirmado este problema, peça ao cliente para usar outro cartão de crédito ou débito para o pagamento.
2. Problema na bateria da máquina de cartão
O tempo médio da bateria do terminal de processamento de pagamentos por cartão dura cerca de 60-65 horas. Assim, o comerciante deve carregar o terminal a cada noite por algumas horas, para estar carregado para o dia seguinte.
Caso a bateria esteja acabando muito rápido, pode ser que ela tenha viciado. Neste caso, será necessária a troca por um profissional autorizado ou você poderá trocar com alguns passos simples, caso o terminal tenha saído da garantia.
3. Falta a atualização da máquina de cartão
Antes de usar a máquina de cartão durante o dia, comece verificando a bobina para ver se está tudo bem. Verifique também atualizações essenciais de software para o bom funcionamento do terminal. As revisões podem agora e então ser necessárias para realizar transações com cartões novos com mais segurança.
4. Problemas de conexão com a máquina de cartão
Quando a conexão por celular não está funcionando bem, é importante ter um sistema de backup que se conecte por cabo ou por WiFi. Assim, é vital ter uma conexão de internet confiável e robusta para indústrias como o varejo, porque a transação do dia a dia em seu sistema de pagamentos por cartão é dependente de uma internet forte e segura.
Caso sua máquina não esteja se conectando, reinicie ela e sua internet, e tente novamente.
5. Problemas de software na máquina de cartão
Uma das coisas essenciais para fazer para seus terminais de pagamento é atualizar o software e personalizar seu sistema POS, se você não quiser experimentar problemas técnicos em seu mais movimentado.
Esta é uma atualização diferente da acima, pois é relacionada aos sistemas que integram os pontos de venda. Pode ser necessário atualizar o sistema no início do dia para as máquinas de cartão funcionarem.
6. Erros ao ler o cartão
Às vezes, o leitor de cartões não consegue ler as tarjas magnéticas ou chip do cartão, geralmente por causa de sujeira e poeira, e, portanto, a transação é recusada. Nesse caso, a rápida limpeza do seu cartão tornaria legível.
Para isso, passe um pano no cartão com cuidado para limpar e tente novamente. Em alguns casos, poderá ser necessário usar álcool isopropílico para a limpeza correta.
7. Vírus no sistema PDV
Os sistemas PDV são computadores com conectividade com a Internet que podem pegar o vírus com muita frequência. Ou alguém pode hackear seu sistema, é possível. É por isso que é aconselhável usar os terminais do ponto de venda apenas para este propósito. E use outro computador para navegação ou atividades não relacionadas.
O que fazer quando a máquina de cartão de crédito não funciona?
Junto com isso, pode haver outras razões como falha de energia, o problema com os cabos, problema com a impressora e perda de sensibilidade ao touchpad do PDV e assim por diante. A lista é enorme.
De qualquer forma, vamos ver como gerenciar esta situação de “máquina de cartão de crédito não está funcionando“.
1. Encontre o problema
Primeiro, encontre onde é o problema? É com um cartão de crédito, sistema POS, terminal de pagamento, conexão à Internet ou corte de energia. Depois de obter uma razão válida, pense em como lidar com isso e quem entrar em contato.
2. Fale com seus clientes
Primeiro, peça desculpas ao cliente se você estiver no meio de uma transação. Dar uma imagem clara da situação. Ouça-os, mostre empatia e compreenda sua situação. Você não pode resolver o problema no momento, mas pelo menos você pode salvar o relacionamento com seu cliente pelo longo prazo.
3. Peça aos clientes que tentem pagar com outro cartão
Faça-se atualizado e pronto para este tipo de cenário e esteja pronto para aceitar todos os tipos de cartas. Então pergunte-lhes se eles têm algum outro cartão para pagamento. Espalhe o seu potencial de pagamento para eles.
4. Tome pagamento que não seja chip e senha
Aceite outros modos de pagamentos como pagamentos on-line ou telefone ou no último dinheiro. Manter o controle das tendências de pagamento e ficar à frente da curva é sempre uma boa ideia, então continuamente atualize-se sobre as tendências atuais de pagamento do mercado.
5. Serviço de suporte
Junto com lidar com tudo, é preciso fazer uma chamada rápida para o provedor de serviços o mais rápido possível. De acordo com a situação, eles enviarão outra máquina o mais rápido possível.
Mais uma coisa adicionam sua sugestão e problemas na seção de comentários abaixo, vamos tentar adicionar soluções para isso também.