Uma conciliação bancária contribui para o controle apropriado dos gastos pessoais e de sua empresa, de forma a garantir que sua conta no banco e seus dados anotados tem os mesmos valores. Isso reduz a chance de erros que podem custar caro, além de contribuir para um maior controle financeiro.
O que é conciliação bancária?
Para fazer uma conciliação bancária, você corresponderá os balanços em dinheiro no balanço para o valor correspondente em seu extrato bancário, determinando as diferenças entre os dois para fazer alterações nos registros contábeis, resolver quaisquer discrepâncias e identificar transações fraudulentas.
Como fazer conciliação bancária?
Para conciliar um extrato bancário, o saldo da conta conforme relatado pelo Banco é comparado às planilhas e anotações financeiras de um negócio ou das finanças de um indivíduo.
As empresas mantêm um livro de caixa para registrar as duas transações bancárias, bem como transações em dinheiro. A coluna em dinheiro no caixa de dinheiro mostra o dinheiro disponível enquanto a coluna do banco mostra o dinheiro no banco.
Da mesma forma, o banco também mantém uma conta para cada cliente. Nos livros contábeis, os depósitos são registrados no lado do crédito, enquanto as retiradas são registradas no lado do débito. O banco envia a declaração da conta para seus clientes todos os meses ou em intervalos regulares.
Às vezes, esses saldos não correspondem. O negócio precisa identificar as razões para a discrepância e reconciliar as diferenças. Isso é feito para confirmar que cada item é contabilizado e os saldos finais correspondem. Isso também contribui para indivíduos, pois erros podem acabar custando em impostos mais tarde.
Para fazer isso, uma declaração de conciliação conhecida como a declaração de conciliação do Banco é preparada.
Conciliação bancária passo a passo
Você recebe um extrato bancário, tipicamente no final de cada mês, do banco. A declaração itemiza o dinheiro e outros depósitos feitos na conta corrente do negócio. A declaração também inclui cobranças bancárias, como taxas de manutenção da conta.
Depois de recebê-la, siga estas etapas para conciliar um extrato bancário:
1. Compare os depósitos
Combine os depósitos nos registros de negócios com os da declaração bancária. Compare o valor de cada depósito registrado no lado do débito da coluna do banco do cashbook com o lado de crédito do extrato bancário e do lado de crédito da coluna do banco com o lado do débito da instrução bancária. Marque os itens que aparecem em ambos os registros.
2. Ajuste as declarações bancárias
Ajuste o saldo nas instruções bancárias para o equilíbrio corrigido. Para fazer isso, você deve adicionar depósitos em trânsito, deduzir controles e adicionar / deduzir erros de banco.
Os depósitos em trânsito são montantes que são recebidos e registrados pelo negócio, mas ainda não estão registrados pelo Banco. Eles devem ser adicionados ao extrato bancário.
Verificações pendentes são aquelas que foram escritas e gravadas em conta em dinheiro do negócio, mas ainda não limpavam a conta bancária. Eles precisam ser deduzidos do saldo bancário. Isso acontece muitas vezes quando as verificações são escritas nos últimos dias do mês.
Erros de banco são erros feitos pelo banco enquanto criam o extrato bancário. Erros comuns incluem inserir uma quantidade incorreta ou omitindo um valor do extrato bancário. Compare o livro geral da conta de caixa ao extrato bancário para identificar os erros.
3. Ajuste a conta em dinheiro
O próximo passo é ajustar o saldo de caixa na conta comercial.
Ajuste os saldos em dinheiro na conta comercial, adicionando juros ou deduzindo taxas mensais e taxas de descoberto.
Para fazer isso, as empresas precisam levar em conta os encargos bancários, verificações e erros na contabilidade.
As taxas bancárias são taxas de serviço e taxas deduzidas para o processamento do banco da atividade de conta corrente ‘. Isso pode incluir cobranças mensais ou cobranças de superar sua conta. Eles devem ser deduzidos da sua conta em dinheiro. Se você ganhou algum interesse pelo saldo da sua conta bancária, eles devem ser adicionados à conta em dinheiro.
Uma verificação de fundos não suficientes é uma verificação que não foi honrada pelo Banco devido a fundos insuficientes nas contas bancárias da entidade. Isso significa que o valor do cheque não foi depositado em sua conta bancária e, portanto, precisa ser deduzido de seus registros de conta em dinheiro.
Erros no resultado da conta de caixa em um valor incorreto sendo inserido ou um valor que está sendo omitido dos registros. A correção do erro aumentará ou diminuirá a conta em dinheiro nos livros.
4. Compare os saldos
Após ajustar os saldos de acordo com o banco e conforme os livros, os valores ajustados devem ser os mesmos. Se eles ainda não são iguais, você terá que repetir o processo de conciliação novamente.
Uma vez que os saldos são iguais, as empresas precisam preparar entradas de diário para os ajustes ao equilíbrio por livros.
Quantas vezes conciliar sua conta bancária?
Idealmente, você deve conciliar sua conta bancária toda vez que receber uma declaração do seu banco. Isso geralmente é feito no final de cada mês, semanalmente e até mesmo no final de cada dia por empresas que têm um grande número de transações.
Antes do processo de conciliação, os negócios devem garantir que tenham registrado todas as transações até o final do seu extrato bancário. As empresas que usam o serviço bancário on-line podem baixar as instruções bancárias para o processo de conciliação regular, em vez de ter que inserir manualmente as informações.
Qual é o propósito da conciliação bancária?
O processo de conciliação bancária oferece várias vantagens, incluindo:
Detectar erros como pagamentos duplos, pagamentos perdidos, erros de cálculo etc.
Rastrear e adicionar taxas bancárias e penalidades nos livros
Identificar transações fraudulentas e roubo
Acompanhar as contas a pagar e os recebíveis do negócio
A conciliação bancária realizada através do software de contabilidade é mais fácil e livre de erros. As transações bancárias são importadas automaticamente permitindo que você corresponda e categorize um grande número de transações ao clique de um botão. Isso torna o processo de conciliação do banco eficiente e controlável.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!