Há três coisas principais que você precisa vender online: produtos para vender, uma maneira de os compradores online te localizarem e comprarem e um processo para armazenar mercadorias e pedidos de remessa. Este guia explica como vender online passo a passo e explora maneiras de combinar esses elementos em uma operação eficiente e lucrativa.
É claro que a principal ferramenta que você precisa vender online é uma plataforma dedicada de comércio eletrônico, e existem dezenas de opções para você pesquisar e escolher.
Embora descrevamos três etapas, você não precisa resolvê-las em ordem. Iniciar uma operação de comércio eletrônico é um processo, e você pode trabalhar em qualquer parte antes de ter outros elementos finalizados. Por exemplo, se você ainda não tiver certeza sobre o que deseja vender, ainda poderá aprender sobre os processos de preenchimento e as ferramentas de vendas online. Na verdade, entender essas coisas pode ajudá-lo a encontrar produtos lucrativos para vender desde o primeiro dia. Está tudo conectado. Tenha isso em mente enquanto você lê este guia.
Decida o que você quer nas vendas online
Uma parte fundamental de aprender a vender online é entender suas opções de fornecimento de produtos. A maioria dos vendedores on-line simplesmente compra mercadorias de atacadistas. Mas muitos fazem seus próprios bens ou contratam empresas para fabricar mercadorias de acordo com suas especificações. Além disso, você também pode vender produtos personalizados sob encomenda ou produtos que são enviados diretamente dos armazéns de fornecedores.
Veja um resumo das diferentes maneiras pelas quais você pode buscar produtos para vender online:
Projetar e fabricar algo você mesmo – Se você já produz produtos em sua própria instalação, você tem esse elemento coberto. Você só precisa considerar uma embalagem econômica para enviar seus pedidos online.
Peça a um fabricante que produza seus produtos – Você pode trabalhar com um fabricante para desenvolver novos itens a partir do zero ou modificar algo já feito para atender às suas necessidades.
Compra de produtos prontos para revenda – Os mercados de compradores de varejo apresentam uma vasta gama de produtos de atacado que você pode comprar e revender. Revenda de produtos prontos tende a ser menos lucrativa do que a venda de produtos que você faz, mas o investimento inicial pode ser bem menor, além de poder girar facilmente as mercadorias para manter sua coleção fresca.
Compre itens para vender com a sua própria marca – os fabricantes de marcas próprias fabricam produtos, mas permitem que você coloque sua própria marca neles. Esta é a maneira mais econômica de construir sua própria marca e é especialmente popular para empresas de beleza, saúde, cosméticos e alimentos gourmet.
Vender itens que os fornecedores enviam diretamente aos compradores – isso é chamado de remessa direta e é uma das maneiras mais econômicas de lançar um negócio online. Você não precisa comprar ou estocar mercadorias. Quando você faz uma venda, seu fornecedor lida com o frete para você e só então você paga o preço de atacado do item. Mas, seus lucros são geralmente mais baixos do que os itens que você compra e compra.
Venda de mercadorias sob demanda – essa é outra versão do frete direto. Seu fornecedor produz o item quando encomendado e, em seguida, envia-o ao comprador para você. Com impressão sob demanda, você pode vender camisetas, canecas, joias, travesseiros e muito mais, tudo personalizado com seus desenhos. Seus lucros por item são menores em comparação com a criação desses itens, mas a configuração de uma instalação de produção é cara, então essa é a compensação.
Venda produtos digitais via download – Os produtos digitais incluem fotos e ilustrações, temas de sites, músicas e podcasts de instrução ou entretenimento, livros ou arquivos de vídeo. Esses produtos digitais podem ser criados e carregados em um blog ou plataforma de comércio eletrônico habilitado para comércio eletrônico e baixados no momento da compra.
Claramente, você tem muitas opções quando se trata de terceirizar produtos para vender online. Como você faz isso depende de seus objetivos e orçamento inicial. Você está procurando explorar suas possibilidades com pouco investimento? Experimente o envio direto ou venda de itens personalizados de impressão sob demanda. Você quer comercializar produtos sob sua própria marca? Veja as opções de etiqueta privada. Você tem dinheiro pronto para investir? Confira mercados de compradores de atacado em sua área e sites internacionais.
Além disso, lembre-se de que o fornecimento de produtos sob demanda é um processo contínuo. Uma boa pesquisa de produtos ajuda você a entender quais produtos estão em demanda e ajuda a planejar compras lucrativas durante todo o ano.
Como vender online com os canais de venda certos?
Os canais de vendas online mostram como seus compradores encontram e compram seus produtos. A maioria das empresas pensa automaticamente em lançar um site para vender o-line, mas essa é apenas uma das várias opções. Os vendedores online de hoje têm uma variedade de pontos de venda online para escolher.
Os donos de empresas novatos em vendas online ficam surpresos ao descobrir que muitos vendedores online altamente bem-sucedidos nem operam uma loja online. De fato, um grande número de vendedores de energia concentra seus esforços inteiramente em mercados como Amazon, eBay e Walmart. Mas muitas pequenas empresas encontram uma solução multicanal que combina seu próprio site com listagens em alguns mercados, como Amazon e Walmart, é a melhor solução .
O gerenciamento preciso de estoque e o atendimento rápido de pedidos são o que fazem um plano de vendas multicanal funcionar. A palavra de ordem do vendedor moderno é realmente “multicanal”. Ao ler essa lista, pense em quais canais de vendas atraem o melhor público-alvo para os produtos que você pretende vender online.
Um site de comércio eletrônico dedicado – as plataformas de comércio eletrônico fornecem todas as ferramentas que você precisa para vender online. Uma plataforma de criação de sites e comércio eletrônico que oferece listas de produtos fáceis, processamento seguro de pagamentos, gerenciamento de pedidos e estoques e recursos de marketing para clientes, tudo em um único pacote.
Um site de blogs orientado a conteúdo com recursos de comércio eletrônico – Um blog WordPress oferece controle total sobre a presença do site e oferece opções ilimitadas de criação de conteúdo e design. Você pode adicionar recursos de comércio eletrônico com um plug-in de carrinho de compras do WordPress e muitos são até mesmo gratuitos.
Mercados de grandes vendedores como Amazon, WalMart, Americanas, eBay, Mercado Livre, Etsy – Você pode vender seus produtos em mega marketplaces que atraem dezenas de milhões de compradores diariamente. Pode haver taxas pesadas ligadas à venda na Amazon, Walmart e outros, mas muitos vendedores fazem isso de forma lucrativa.
Mercados de vendedor especializado – Os sites especializados permitem que você venda uma variedade de produtos, desde designs de arte impressos sob demanda até produtos usados. Alguns mercados são voltados para multidões específicas, como esportes a cavalo ou caminhadas, você só precisa encontrar os que atendem a sua clientela.
Venda de postagem social – Cada postagem social pode se tornar uma oportunidade de venda via Facebook Shop, postagens compráveis do Instagram e pinos de compra do Pinterest. As principais plataformas de comércio eletrônico conectam seus produtos a sites sociais para facilitar o processo.
Venda de dispositivos móveis no aplicativo – o lançamento de um aplicativo para celular de marca não é difícil e muitos pequenos vendedores os utilizam para impulsionar vantagens de fidelidade e oportunidades de compra para dispositivos móveis dos clientes.
Vendendo via email – Praticamente toda plataforma de e-commerce tem um recurso de botão de compra que permite que você coloque um botão de compra em seus e-mails de marketing. Em vez de esperar que os e-mails tragam os compradores para o seu site, você pode enviar itens compráveis diretamente para a caixa de entrada deles.
Vendas de sites de leilões – Sites de leilões ainda geram grande parte das vendas online em geral e não devem ser negligenciados. Estes são ótimos lugares para descarregar mercadorias lentas a granel, além de poder direcionar os compradores de barganha em grupos de nicho, como compradores de arte, esportes ou pet shop.
Os dias de simplesmente lançar um site e esperar que os compradores o encontrem. Vendedores bem-sucedidos exploram uma variedade de canais e até mesmo transformam ferramentas de marketing, como e-mail e postagens sociais, em promotores de vendas. Os vendedores online devem entender que as vendas e o marketing se fundem no mundo online. Toda venda é uma chance de fidelizar a marca, e todo esforço de marketing pode converter diretamente em uma venda. É por isso que é importante garantir que sua operação de atendimento possa se conectar perfeitamente a todas as suas plataformas de comércio eletrônico e mercados de venda.
Considere como você será pago
Ser pago é um fator importante para aprender a vender online, e como você faz isso também depende dos canais de vendas escolhidos. Se você vender em seu website, plataformas sociais ou em um aplicativo, precisará aceitar os pagamentos com cartão de crédito e débito. Um bom gateway de pagamentos oferece suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Se você vende em mercados como Amazon, Americanas, ou Mercado Livre, essas plataformas lidam com o lado do pagamento para você e, em seguida, oferecem pagamentos regulares (menos as taxas) algumas vezes por mês.
A conclusão aqui é que qualquer um que saiba como vender online precisa entender que não se trata de lançar um website e descobrir formas de atrair compradores. O comércio eletrônico moderno é sobre como colocar seus produtos e aceitar pagamentos em qualquer lugar desde o primeiro dia . Isso inclui os principais mercados, sites sociais, caixas de entrada de e-mail e seu próprio site.
Armazenamento e envio dos produtos
Ao vender online, armazenar produtos, processar pedidos e embalar e transportar mercadorias, tudo se enquadra no cumprimento do prazo. Ao considerar como vender online, essa área funcional merece muita atenção. O cumprimento é uma despesa primária nas vendas online e pode até mesmo superar os custos reais do produto. Mas é importante não cortar muitos cantos para reduzir os custos. Erros de embalagem, entregas lentas e falta de estoque devido a um depósito mal gerenciado são todos erros de preenchimento que podem abalar seu negócio incipiente.
Compreender suas opções de atendimento e custos relacionados ajudará você a criar uma operação de atendimento que atenda às necessidades e ao orçamento de sua startup, mas também a dimensionar para atender à crescente demanda conforme você cresce. Suas 4 opções de preenchimento de comércio eletrônico incluem:
Atendimento interno – O armazenamento de mercadorias e o envio de produtos por conta própria podem ser demorados. Mas para startups e pequenos vendedores, pode ser a solução mais econômica, além de fornecer uma compreensão completa do processo para que você possa identificar problemas e áreas de melhoria à medida que você cresce.
Terceirizando entregas – Empresas de atendimento são o que muitos vendedores online de sucesso usam para lidar com tarefas de atendimento de pedidos. Isso os deixa livres para se concentrar em atividades de construção de negócios, como expansão de canais de vendas e fornecimento de produtos. Essa opção pode ser menos dispendiosa em comparação ao gerenciamento de um depósito com equipe, além de poder aumentar ou diminuir de maneira rápida e econômica para atender a aumentos ou quedas nas vendas.
Cumprimento de envio direto – Essa opção permite vender produtos sem comprar nenhum estoque adiantado. Entregar produtos de inventário a fornecedores e lidar com todas as necessidades de atendimento para você. Somente quando você faz uma venda seu fornecedor cobra pelas mercadorias vendidas. Esse método de venda e atendimento traz margens de lucro menores, mas o trade-off é praticamente nenhum investimento inicial ou contínuo.
Use uma solução de atendimento híbrido – A combinação dos 3 métodos de atendimento listados acima pode ser a solução mais econômica para um negócio online ocupado. O gerenciamento do preenchimento permite que você armazene e envie produtos a custos otimizados, aposte internamente ou terceirizados e use o dropshipping para expandir sua linha de produtos sem mais investimento.
Lidar com sua operação de atendimento da maneira mais econômica possível é fundamental para o seu sucesso. Mas é igualmente importante não deixar que as tarefas de atendimento absorvam tanto tempo e atenção que você não pode se concentrar na criação de sua empresa.
Pequenas empresas que enviam menos de 100 pedidos por mês ou têm necessidades detalhadas de embalagem podem achar o atendimento interno mais econômico no início. Mas à medida que as vendas crescem, os proprietários de pequenas empresas precisam decidir se seu tempo é mais bem gasto lidando com dificuldades de atendimento ou trabalhando em coisas que impulsionam o crescimento, como o desenvolvimento de produtos e a expansão do mercado.
A terceirização de tarefas de preenchimento diário e demoradas, como coleta de pedidos, embalagem e remessa, libera os proprietários para se concentrarem em coisas que levarão seus negócios ao próximo nível
Ao aprender a vender online, é essencial que você dedique um tempo para entender como cada um desses métodos de atendimento funciona e os custos e o tempo envolvidos.A solução com a qual você começa não determina como você lidará com essas tarefas conforme crescer. É uma constante mudança que exige sua dedicação para os melhores resultados.
Aprender a vender online não é um processo passo a passo. Claro, ter um produto para vender é um elemento-chave. Mas entender os outros dois fatores principais: onde você venderá produtos online e como obterá produtos para seus clientes, ajudará você a tomar decisões inteligentes de compra desde o primeiro dia.
Demasiadas vezes, sendo excessivamente focado no produto no início leva a perdas. É importante não investir em mercadorias antes de saber onde você encontrará compradores para eles ou como você os armazenará e armazenará. Para evitar essa armadilha que elimina lucros, dedique um tempo para pesquisar todas as formas de venda on-line e os custos de envio de mercadorias para os compradores. Com esse conhecimento, você está em uma posição melhor para pesquisar e pesquisar produtos que podem gerar lucro. Ou você pode decidir que métodos de baixo risco, como dropshipping, são melhores para sua empresa.
Embora existam muitas maneiras de vender produtos online, ter seu próprio site lhe dará mais controle sobre seu inventário, ferramentas de vendas e publicidade.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários sua participação!