Menos de uma década atrás, poderia parecer estranho comprar coisas no Facebook. Isso é para que o Mercado Livre e OLX servem, certo? No entanto, quando o Facebook Marketplace foi lançado em 2016, rapidamente provou ser viável para compradores e vendedores. As pessoas já estavam criando e se juntando aos grupos de compra e venda na plataforma. O Facebook complementou essa função.
O que é o Facebook Marketplace?
No Facebook Marketplace, você pode comprar e vender dentro de sua comunidade. O Facebook Marketplace fornece perfis e classificações públicas para vendedores e compradores. As classificações, que são visíveis no aplicativo do Facebook para Android e iOS, ajudam ambos os lados a se sentirem confiantes sobre suas transações.
Através do Facebook Messenger, você pode conversar com clientes em potencial. O pagamento do Facebook simplifica o processo de pagamento, embora seja livre para usar outras formas de pagamentos, como dinheiro, PayPal, entre outros gateways de pagamento.
Você pode vender qualquer coisa no Facebook Marketplace, de carros para TVs a patins – novos ou usados. Você pode até mesmo listar uma casa para alugar!
E porque o Facebook é gratuito para se juntar e não cobra taxas de vendedor, é uma plataforma ideal para quem procura iniciar uma jornada lucrativa que vende online.
Aqui está uma cartilha sobre como começar.
Como vender no Marketplace do Facebook?
O primeiro passo é criar uma listagem para o item que você está vendendo. Veja como, usando o aplicativo do Facebook para iOS:
Selecione Marketplace do Facebook no menu principal e navegue até o botão de venda na parte superior do menu Marketplace.
Isso solicitará que você escolha entre quatro tipos de listagens: itens, veículos, casas para venda ou aluguel e empregos.
Em seguida, faça o upload de uma foto do produto, título, preço, categoria, condição, localização, descrição e assim por diante. Você pode organizar um pickup sem contato se você preferir não interagir com o comprador.
Depois de fornecer as informações necessárias, clique em Avançar e publique para fazer sua listagem ao vivo. Vai ser visível para todos – no Facebook e no Facebook. (Você pode optar por esconder a listagem de seus amigos do Facebook se preferir.)
Em seguida, vamos quebrar as quatro categorias de vendas no mercado do Facebook.
Categorias do Facebook Marketplace
Aqui está o que é permitido e proibido em cada categoria de vendas.
1. Itens
Todos os itens devem ser tangíveis, produtos físicos.
As categorias de produtos aprovados incluem: roupas e acessórios, eletrônicos, entretenimento, família, hobbies, casa e jardim e ofertas.
Se você superou o seu videogame, você provavelmente encontrará um comprador no Facebook Marketplace, se você estiver certo. O mesmo vale para TVs, sofás e cadeiras, mesas, estantes de livros, equipamento de bebê e outros bens domésticos comuns.
Itens proibidos no Facebook Marketplace incluem: armas, munições, animais, drogas, tabaco, suplementos dietéticos, produtos adultos e serviços, moeda real ou falsa, produtos de saúde, qualquer produto com uma foto antes e depois da foto e os produtos gravados.
2. Veículos
É absurdamente fácil comprar e vender carros usados via Facebook Marketplace. Para listar um carro à venda, use a tabela FIPE para determinar o valor do seu carro e que veículos semelhantes estão vendendo.
Na sua listagem, inclua o ano, faça, modelo, quilometragem, a razão pela qual você está vendendo o carro e quaisquer problemas que o carro possa ter. Isso não necessariamente impedirá os compradores. Os carros mais usados têm algo imperfeito sobre eles. É melhor ser adiantado do que esconder o problema, o que pode levar a um cliente irritado mais tarde.
Se você manteve registros detalhados da manutenção do carro, mencione isso. Adiciona credibilidade à sua listagem.
3. Casas para venda ou aluguel
Você pode listar uma sala ou uma casa para alugar no Facebook Marketplace. É um ótimo lugar para anunciar um aluguer de férias. Algumas pessoas até listam casas para venda.
Entre os detalhes para incluir na sua listagem:
- Endereço
- Fotos da propriedade
- Taxa de aluguel ou preço de venda
- Data e período de tempo disponível
- Número de quartos e banheiros
- Política de animais de estimação / tabagismo
- Estacionamento e informação de jardim
- Metragem quadrada.
Conecte-se com as partes interessadas através do Facebook Messenger. Filtre através de referências e aplicações de aluguel.
Enquanto o mercado do Facebook expande os potenciais locatários ou compradores, você ainda precisa conduzir o processo de venda ou aluguel através dos canais legais apropriados.
Vantagens e desvantagens de vender no Facebook Marketplace
Tal como acontece com qualquer plataforma de e-commerce, há vantagens e desvantagens para vender no Facebook:
1. Vantagens
Alcance estendido. O Facebook tem bilhões de usuários ativos. Destes, cerca de 75% verificam o Facebook todos os dias. A menos que você viva no meio literal do nada, há certeza de ser escores dos usuários do Facebook – potenciais compradores – na sua área, para não mencionar os clientes que você poderia enviar produtos para o outro lado do país.
Algoritmos inteligentes. Graças aos sofisticados algoritmos do Facebook, as pessoas na sua área verão suas listagens. Também é fácil compartilhar listagens com seus grupos e plataformas do Facebook vinculadas / parceiras com o Facebook, o que aumenta sua visibilidade.
Base de clientes forte. Como você pode interagir com os compradores via Messenger e eles são capazes de ver seu perfil público no Facebook, você pode conhecê-los e transformar sua confiança em sua marca.
Processo de listagem rápida e fácil. Quanto mais profissional sua listagem aparecer, melhor para suas vendas. É fácil polir sua listagem, por exemplo, fazendo upload e organização de fotos – até 10 de cada vez – que os compradores podem ler.
Transporte conveniente. Você consegue decidir quem paga pelo frete. Criar e imprimir etiquetas de envio na plataforma é fácil e barato para os compradores. Se você pagar, o custo de envio é automaticamente deduzido da quantidade da venda.
Transação segura. Se você vender como um comerciante através do sistema de checkout do Facebook Marketplace, o comprador é coberto sob as políticas de proteção de cheques do Facebook. Isso constrói confiança do cliente.
2. Desvantagvens
Conta do Facebook necessária para enviar. Isso não é necessariamente uma desvantagem, mas é bom saber se você preferiria não criar uma conta para vender.
Limitações em vendas de volume. Se você tiver múltiplos do mesmo item, você precisará criar listagens individuais para cada item que vende. Vender várias quantidades de um item é permitido se você postar de uma página de negócios, mas mesmo assim, alguns vendedores relataram problemas.
Notificações esparsas. Facebook enviará sua atualização sobre sua listagem, mas você pode ou não receber notificações por telefone.
Regras do Marketplace do Facebook
Além de listar e vender apenas itens apropriados, a outra regra principal para a venda no Facebook Marketplace é enviar itens em tempo hábil.
Se você é um comerciante no Facebook Marketplace, você é obrigado a enviar dentro de três dias de fazer uma venda. A entrega deve ocorrer dentro de 10 dias da venda.
Não há regra sobre negociar com os compradores, mas você é obrigado a se encontrar nessa situação.
Como negociar com compradores no Marketplace do Facebook?
É comum que os compradores tentem negociar o preço – e é melhor evitar fazê-lo via Messenger. Os compradores muitas vezes se sustentam para o próximo vendedor em vez de abaixar sua oferta.
Com itens que você está enviando, cabe a você se negociar ou não no preço mínimo que você definiu. Para transações em pessoa, uma troca direta de dinheiro é melhor.
Quanto custa a vender no Facebook Marketplace?
Não custa nada para os indivíduos venderem no Facebook Marketplace, e não há taxa para participar do Facebook ou no Facebook Marketplace.
Se você operar no Facebook Marketplace como comerciante, há uma taxa de 5% em todas as transações, com uma taxa mínima.
Tenha em mente que você só pode vender itens com preço dentro de uma faixa de valor fixa
Posso anunciar no Facebook Marketplace?
Você pode criar um anúncio pago para aparecer no Facebook Marketplace usando a ferramenta Ads Manager. Projetar e criar o anúncio, defina um orçamento diário e escolha seu posicionamento do anúncio.
Se você escolher o posicionamento automático (que o Facebook recomenda), o Facebook o colocará no mercado, no Facebook e no seu feed de notícias, Instagram, Messenger e de Audiência.
Anúncios apresentam etiquetas patrocinadas para que os compradores saibam que são anúncios.
Ficoua lguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!