A senha do operador ou do supervisor serve para que sejam realizados estornos, cancelamentos, e outros acessos a uma máquina de cartão que apenas supervisores ou gerentes podem realizar. Para garantir a segurança, é importante criar uma senha segura na máquina de cartão e repassar apenas aos responsáveis pelos procedimentos.
Por que cadastrar a senha de supervisor?
Alguns procedimentos precisa de algum tipo de supervisão. Tais procedimentos incluem cancelamentos e estornos. Um gerente ou supervisor deve verificar esse procedimento para garantir que não há problemas e também propor soluções alternativas, garantindo que o cliente fique satisfeito.
Este tipo de procedimento é muito com em sistemas PDV e TEF, mas estão se tornando comum em outros sistemas de terminais de cartões.
Como cadastrar a senha da máquina de cartão?
O procedimento é mais ou menos o mesmo para diferentes máquinas de cartão. É importante consultar o manual da sua máquina para saber quais procedimentos seguir.
1. Menu
A tecla menu ou configurações é o primeiro passo para começar a configurar uma senha de supervisor. Geralmente está na tela inicial da máquina de cartão.
2. Soluções/Segurança
Após acessar o menu ou configurações, há a opção de soluções ou segurança. Selecione com o botão verde da máquina. Pode haver um submenu, como “administrativo”. Selecione.
3. Senha supervisor
Escolha a opção de senha supervisor, gerente, ou outra opção semelhante. Se já houver uma senha cadastrada, o sistema vai avisar. Caso ela não tenha sido cadastrada é hora de cadastrar a senha.
4. Dados do proprietário da máquina
Digite os dados do proprietário da máquina. Isso pode ser o CPF ou o CNPJ do proprietário da máquina de cartão cadastrada com o serviço do terminal de cartão. Pressione a tecla verde/entra da máquina.
5. Dados da conta da máquina de cartão.
É necessário digitar a conta associada ao serviço de cartão. Isso significa cadastrar o número do seu banco onde está a conta. Depois, digite o número da agência bancária e conta corrente, digitando entra/botão verde após cada dado digitado.
6. Criação da senha
Crie então uma senha que não tenha números em sequência ou repetidos. Crie uma senha fácil de memorizar para você não esquecer, e anote ela com segurança em algum lugar. Digite novamente a senha e confirme.
Cuidado ao estornar ou cancelar pagamentos de clientes
Se a sua empresa ou negócio tem um gateway de pagamentos, a senha de supervisor pode ser usada para estornar uma série de pagamentos diferentes.
Pagamentos de boletos devem ter os dados da conta do cliente para poder ter o estorno garantido. Espere o pagamento
Os cancelamentos de pedidos ou pagamentos com cartão de crédito antes da conclusão do trabalho serão processados dentro de 2 dias úteis e podem levar de 3 a 5 dias úteis para serem lançados de volta na conta do cliente.
O pagamento em excesso de faturas será creditado na conta do cliente, a menos que um reembolso seja solicitado por escrito. Uma vez recebido e aprovado um pedido de reembolso por escrito, um cheque será cortado e enviado por correio. O processamento de um cheque pode levar de 7 a 10 dias úteis.
Créditos ou reembolsos por experiência insatisfatória devem ser tratados caso a caso, de acordo com o contrato negociado do cliente e exigirão um período de processamento de 30 dias. Lembrando que após pago o bem ou serviço, o cliente não tem um prazo de arrependimento como uma compra online.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!