A contabilidade de vendas com cartão de crédito pode variar dependendo se a caixa registradora está vinculada diretamente à empresa do cartão de crédito e se o dinheiro é recebido imediatamente ou se o pagamento é recebido da empresa do cartão de crédito posteriormente. Por exemplo, suponha que uma empresa tenha vendas de cartão de crédito de R$1.000 e a taxa de processamento a pagar à empresa de cartão de crédito seja de 2% (20).
Lançamento de cartão de crédito na contabilidade para vendas imediatas
Se a caixa registradora estiver vinculada diretamente à empresa do cartão de crédito e o dinheiro for recebido imediatamente, as vendas com cartão de crédito serão contabilizadas pelo seguinte lançamento contábil manual:
- Conta: débito 980
- Despesa com cartão de crédito: débito 20
- Vendas: crédito 1.000
- Total: débito 1.000, crédito 1.000
O lançamento no diário de vendas do cartão de crédito trata efetivamente a venda como venda à vista, mas reduz o dinheiro recebido pela despesa pelo uso do cartão deduzido pela empresa de cartão de crédito.
Como lançar cartão de crédito na contabilidade com a equação contábil?
A equação contábil, Ativos = Passivo + Patrimônio Líquido, significa que o total de ativos da empresa é sempre igual ao total do passivo mais o patrimônio líquido da empresa. Isso é verdade a qualquer momento e se aplica a cada transação. Para esta transação, a equação contábil é mostrada na tabela a seguir.
Para esta transação, a equação contábil é mostrada abaixo para vendas com cartão de crédito,
- Ativos = Passivo + Patrimônio Líquido
- Dinheiro = Nenhum + Lucros Retidos
- 980 = 0 + 1.000 – 20
Neste caso, o ativo de caixa aumentou em 980 e a demonstração de resultado foi creditada com vendas de 1.000 e 20 de cartão de crédito. O crédito de 980 na demonstração de resultados aumenta o lucro líquido que aumenta os lucros retidos e, portanto, o patrimônio dos proprietários nos negócios.
Vendas com cartão de crédito recebidas em uma data posterior
Se a caixa registradora não estiver vinculada diretamente à empresa do cartão de crédito e o dinheiro for recebido em uma data posterior, as transações com cartão de crédito seriam contabilizadas por um processo de duas etapas usando os seguintes diários:
Contabilidade de vendas com cartão de crédito para datas futuras
Se a caixa registradora não estiver vinculada diretamente à empresa do cartão de crédito e o dinheiro for recebido em uma data posterior, as transações com cartão de crédito seriam contabilizadas por um processo de duas etapas usando diferentes registros. O primeiro registro estabelece o valor devido pela empresa de cartão de crédito como contas a receber.
Vendas com cartão de crédito – valor devido da empresa de cartão de crédito
- Contas a receber: débito 1.000
- Vendas: crédito 1.000
- Total: débito 1.000, crédito 1.000
Quando o dinheiro é recebido da empresa do cartão de crédito, o segundo diário de vendas do cartão de crédito é preenchido para registrar o recebimento da seguinte forma:
Vendas com cartão de crédito – dinheiro recebido
- Dinheiro: débito 980
- Despesa com cartão de crédito: débito 20
- Contas a receber: crédito 1.000
- Total: débito 1.000, crédito 1.000
O dinheiro menos a taxa é recebida da empresa de cartão de crédito, o saldo de contas a receber é compensado e a taxa de cartão de crédito para processamento é cobrada na conta de despesas com cartão de crédito.
Esperamos que não tenham ficado dúvidas. Muitas máquinas de cartão e gateways de pagamento disponibilizam aplicativos e relatórios prontos com estes registros. Use e aprenda a lidar com cada um deles para os melhores resultados.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!