As transferências entre contas bancárias como o PIX devem ser registradas nas planilhas e contabilidade de uma empresa para correto monitoramento das finanças.
Em uma transação contábil, um PIX sai de uma conta bancária como uma despesa e entra na conta bancária receptora como receita. Mas há um pouco mais nisso, que é preciso compreender.
Como registrar PIX na contabilidade da empresa?
Primeiro, vejamos a substância de uma transação PIX: o dinheiro é retirado de uma conta bancária e depositada em outra conta bancária.
Cada conta bancária da vida real corresponde a uma conta bancária no gráfico de contas e, softwares de contabilidade e em planilhas. Apenas duas contas bancárias estão envolvidas em uma transferência bancária como o PIX. As duas contas bancárias podem ser duas contas em dinheiro ou uma conta em dinheiro e uma conta digital, poupança, ou corrente.
O PIX é uma operação em conta corrente, uma evolução do TED, DOC, ou uma transferência bancária normal.
Transferência PIX na prática da empresa
Você deve registrar transferências e depósitos PIX ou outras vendas e as taxas relacionadas a uma transação por PIX à medida que a atividade ocorre nas contas bancárias. Se o dinheiro for transferido, registre isso também. O ponto principal é a cada mês que você deve registrar a atividade que afeta o saldo de caixa mantido na conta, se você transfere ou não algum dinheiro por PIX.
Sentimos que há menos chances de ficar confuso se você entrar na transferência manualmente em uma planilha ou contabilidade, permita que o QuickBooks corresponda à transação baixada no feed bancário. No entanto, se você se sentir confortável com o processo, certamente poderá pegar um atalho e postar diretamente do feed bancário.
Esteja ciente se você tive sua conta bancária conectada a um programa de contabilidade, o registro poderá ser realizado automaticamente. Se você já adicionou a transação, verá um prompt para corresponder à transação. Cuidado, você não adiciona a transação duas vezes.
Cuidados ao contabilizar transações por PIX
As transferências entre contas bancárias, como o PIX, são transações enganosamente simples. Lembre -se desse pensamento na próxima vez que você precisar registrar uma transferência, seja de uma conta digital, entre duas contas bancárias ou de uma conta bancária para pagar um cartão de crédito.
Você deseja afetar apenas duas contas de balanço (geralmente duas contas de ativo ou um ativo e uma conta de responsabilidade), e deseja registrar apenas a transação uma vez em cada conta. “Veja” a transação em sua mente e depois grave dessa maneira no software de contabilidade.
Se você cometer um erro, o pegará na reconciliação bancária e poderá excluir qualquer transação duplicada ou errônea. Aqui está uma dica: se você tiver transferências entre contas, configure todas as suas reconciliações de banco e cartão de crédito primeiro, depois volte e finalize-as. Às vezes, você encontra erros em uma conta bancária que afetam outra conta bancária.
Depois de finalizar uma reconciliação bancária, você não pode mais corresponder ou adicionar transações do feed bancário a partir desse período.
Lembre-se de que as transferências são transações simples que afetam apenas duas contas de balanço e você ficará bem!
E caso ainda tenha alguma dúvida do registro das transações por PIX, deixem nos comentários suas perguntas.