As carteiras digitais ou digital wallets tornaram-se cada vez mais populares ao longo dos anos. Para aqueles que ainda são incertos sobre o uso de carteiras digitais para pagamentos, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o que são, como elas funcionam e por que elas são uma opção segura
O que é uma digital wallet?
As carteiras digitais são uma maneira de pagar de contas financeiras via computador, smartphone ou um dispositivo inteligente. Eles finalmente eliminam grande parte da necessidade de carregar uma carteira real.
O Apple Pay, o Google Pay, Samsung Pay, e PicPay são provavelmente as carteiras digitais mais populares, mas existem algumas outras. Algumas outras carteiras digitais populares incluem PayPal, PagSeguro, NuBank, Mercado pago, e muitas outras empresas.
Como uma carteira digital funciona?
Para começar com uma carteira digital, primeiro decida qual você deseja usar. Essa decisão provavelmente se correlacionará com o sistema operacional móvel que você usa – a Apple Pay para usuários do iPhone, o Google Pay pelos usuários do Android e assim por diante.
Você também pode optar por usar uma ou várias. Diferentes carteiras digitais podem ser melhores para fins diferentes. Por exemplo, você pode ter:
Apple Pay como método de pagamento de Resrva se você esquecer uma carteira física
PagSeguro para dividir as contas com amigos e familiares
O PicPay para uma compra rápida, fácil e segura dos varejistas que o aceitam.
Se você deseja utilizar uma carteira digital, precisará inserir as informações do seu cartão no aplicativo ou site de sua escolha. Suas informações serão criptografadas e você só poderá usar a carteira quando desbloquear o dispositivo e autorizar o uso da carteira.
Para efetuar um pagamento móvel, você simplesmente precisa autorizar a carteira digital e mantê-lo próximo o suficiente ao leitor de cartão para que suas informações possam ser transmitidas. Nem todos os varejistas aceitam pagamentos móveis. Procure o indicador de pagamento sem contato no sistema de ponto de venda do varejista ou leitor de cartão. O símbolo parece um ícone Wi-Fi lateral.
Quando se trata de determinados aplicativos de pagamento ponto a ponto, você geralmente pode enviar dinheiro para aqueles que têm uma conta com o mesmo aplicativo.
O que mais as carteiras digitais podem fazer?
Não apenas as carteiras digitais são ótimas para simplificar os pagamentos, mas também são um ótimo lugar para manter outros documentos importantes organizados e facilmente acessíveis.
Aqui está o que você pode armazenar em uma carteira digital:
Cartões de crédito ou débito.
Passagens.
Reservas de hotéis.
Ingressos de shows.
Cartões de presente.
Cupons.
Cartões de recompensas.
Muitos aplicativos também oferecem suas próprias carteiras digitais, principalmente cadeias de alimentos rápidos que também oferecem programas de fidelidade. Ame é um dos exemplos, um aplicativo das Americanas.
Segurança da carteira digital nos pagamentos digitais
Uma hesitação comum com carteiras digitais é a preocupação com a segurança. O que acontece se o seu telefone for roubado? Os hackers podem facilmente roubar suas informações? Você vai colocar suas finanças em risco?
A resposta é não. As carteiras digitais são realmente mais seguras que os cartões físicos, porque os pagamentos móveis são fortemente criptografados e tokenizados, o que significa que nenhum dos números de cartão ou conta real é armazenado na carteira digital.
Mas como isso funciona?
Quando você adiciona suas informações pessoais em uma carteira digital, esses dados são convertidos em um código exclusivo por criptografia que só pode ser acessada por entidades autorizadas.
As carteiras digitais dão um passo adiante, adicionando também tokenização, o que leva os dados criptografados sensíveis e o substitui por um equivalente digital não sensível conhecido como um token. Esses tokens exclusivos são gerados aleatoriamente toda vez que um usuário faz um pagamento e somente o gateway de pagamento do comerciante pode corresponder a esse token para aceitar o pagamento.
Por fim, suas informações são inúteis e ilegíveis para fraudadores quando a criptografia e a tokenização são usadas juntas.
Os pagamentos digitais sem contato são geralmente mais seguros do que pagar usando o chip ou a faixa magnética de um cartão físico, não apenas por causa da tecnologia de tokenização, mas também por causa do requisito de autenticação. Se alguém roubar seu cartão, é muito mais fácil para eles usá-lo – mas com uma carteira digital, muitas vezes há camadas de segurança adicionais, seja uma varredura de impressão digital, reconhecimento facial ou proteção de senha.
Vantagens e desvantagens das carteiras digitais
Vantagens:
Conveniência: é mais conveniente carregar e libera espaço de bolso, pois é acessível a partir do seu dispositivo. Além disso, você pode armazenar vários tipos de cartões na carteira digital.
Backup extra: você ainda pode fazer pagamentos na maioria dos varejistas se esquecer sua carteira.
Segurança: os pagamentos digitais têm a proteção adicional da criptografia e tokenização de dados, tornando -os mais seguros de várias maneiras do que as transações tradicionais de débito ou cartão de crédito.
Desvantagens:
Alguns limites sobre onde você pode usá-lo: nem todo varejista ou pessoa que você deseja enviar para aceitar pagamentos de carteiras digitais ou pode ainda não ter a tecnologia em vigor.
Ele depende do seu dispositivo: se o dispositivo, sua carteira digital for armazenada em corridas sem bateria, ou você perderá o acesso por qualquer motivo, isso significa também perder o acesso à carteira digital.
As carteiras digitais oferecem aos consumidores um método conveniente, eficiente e seguro para pagamentos virtuais, ingressos, cartões-presente e muito mais. Embora possa não chegar a hora de abandonar sua carteira física ainda, provavelmente continuaremos a ver um aumento na adoção dos consumidores e comerciantes à medida que os consumidores se sentirem mais confortáveis com os serviços financeiros digitais e sem contato.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!