A comunicação de campo próximo ou Near Field Communication (NFC) tornou-se um termo mais comum na indústria de pagamentos nos últimos anos, porque é a tecnologia por trás dos pagamentos móveis. Mas o que exatamente é NFC e como funciona? Vamos começar com uma definição e, em seguida, entraremos em sete coisas para saber sobre aceitar pagamentos NFC.
O que é NFC e como funciona?
NFC é um método de transferência de dados sem fio que permite smartphones, laptops, tablets e outros dispositivos para compartilhar dados quando nas próximas proximidades. A tecnologia NFC alimenta pagamentos sem contato através de carteiras móveis como a Apple Pay, Android Pay, além de cartões sem contato.
O NFC é semelhante à tecnologia de identificação de radiofrequência (RFID), mas é limitada a compartilhar dados com outros dispositivos que estão dentro de cerca de quatro polegadas. É por isso que um consumidor pagando com sua carteira móvel deve colocar seu dispositivo próximo ao leitor de pagamento sem contato.
O NFC também é semelhante à tecnologia Bluetooth, mas difere nesse NFC não requer descoberta de dispositivo ou síncaras manuais como Bluetooth. Ele também usa menos poder do que Bluetooth.
NFC pode ser usado três maneiras diferentes:
Peer-to-peer: Dois dispositivos habilitados para NFC podem estabelecer uma conexão e compartilhar dados
Leitura / Escrita: Um dispositivo ativo, como um telefone, pega dados de um dispositivo passivo, o que não tem a capacidade de ler informações em si
Emulação de cartão: Um dispositivo NFC pode ser usado como um cartão de crédito sem contato
O terceiro uso é aquele que é mais aplicável aos comerciantes porque permite a aceitação de pagamentos de carteira móvel – o que é nosso foco aqui.
Maquininha NFC: como aceitar?
Quando os cartões de chip EMV surgiram, uma das preocupações foi a introdução de um novo passo no processo de checkout. O processo de “mergulho” (e espera) foi um pouco estranho para os consumidores no início. Independentemente de quanto tempo realmente tomou, os consumidores pareciam que o processo de imersão demorou mais.
Salte à frente para os pagamentos móveis sem contato, e os consumidores podem pular a passagem do cartão. Para transações menores, os pagamentos sem contato podem pular o swipe, sinal e PIN também. Pagamentos sem contato normalmente levam menos tempo do que transações com cartão de chip. E como os consumidores geralmente odeiam esperar, mesmo por segundos, menos tempo por transação significa clientes mais felizes.
As carteiras digitais são uma extensão natural da tendência do smartphone para se tornar um dispositivo all-in-one que atende às necessidades modernas do consumidor. A perspectiva dos consumidores deixando suas carteiras para trás e carregando apenas o smartphone para pagar as compras, é conveniência em ação.
Segurança dos pagamentos com NFC
Como cartões de chip EMV, as carteiras móveis são mais seguras do que cartões de tira magnética. Enquanto um telefone ainda é vulnerável ao roubo, desde que a senha ou proteção biométrica tenha sido ativada, o dispositivo será virtualmente inútil para ladrões.
Com carteiras móveis, os dados de pagamento de um consumidor são expostos apenas uma vez, quando as informações do cartão são inseridas na carteira móvel. Esta informação é então criptografada, para que toda vez que o consumidor bate sua carteira para pagamento em um terminal habilitado para NFC, dados de pagamento “virtual” (o que significa que informações de cartão real) são enviadas de seu telefone para o dispositivo de pagamento. O número do cartão completo não é exposto. Quando esses dados virtuais são passados para o terminal de pagamento, geralmente é imediatamente criptografado pelo processador de pagamento do comerciante usando métodos validados de indústria de cartões de pagamento (PCI).
Para resumir, os dados envolvidos em uma transação de carteira móvel NFC possuem duas camadas de proteção: 1) o próprio dispositivo, e 2) criptografia de dados. Se você pensar sobre isso, isso é muito mais seguro do que carregar um cartão físico que pode ser facilmente roubado e usado.
Preciso ativar o pagamento NFC na maquininha?
O crescimento explosivo das tecnologias móveis pode impulsionar novas expectativas do consumidor, que são maiores do que nunca. Se você chama o “Efeito da Amazon” ou outra coisa, o que os comerciantes inteligentes estão aprendendo é que qualquer que qualquer um consumidor considere o “melhor” nível de preço e serviço, é o que eles esperam de todos os comerciantes.
Se sua maquininha tem NFC, não precisa ser ativado. É só aproximar o cartão ou smartphone com NFC para o pagamento.
Comerciantes e consumidores estão na mesma página quando se trata de pagamentos: ambos querem transações rápidas, fáceis, seguras e convenientes. Além dos benefícios claros do aumento da facilidade de uso e da segurança aprimorada, a aceitação de pagamentos móveis ajuda a construir e manter um link confiável com os clientes.
O smartphone é um embaixador de conveniência e tradutor universal em um mundo de comércio móvel. É hora de os varejistas aproveitarem o momento e criar experiências consistentemente incríveis que encantam os clientes.
Os consumidores odeiam esperar e eles odeiam linhas. Eles valorizam a velocidade e a personalização. Aceitar pagamentos móveis aborda os principais pontos de dor do cliente e abre portas para mais níveis de engajamento. A capacidade de pagar pelo smartphone pode tornar os clientes felizes. Os clientes mais felizes são muitas vezes mais clientes fiéis. Os clientes mais felizes podem ajudar a alimentar o sucesso do seu negócio.
O equipamento NFC está barato para todos comerciantes
Para aceitar o pagamento da carteira móvel, os comerciantes precisam de um terminal de pagamento e leitor que são habilitados para NFC e um plano de processamento de pagamento que aceite pagamentos de carteira móvel. Muitas opções estão disponíveis. A maioria das máquinas de cartão hoje já aceitam pagamentos com NFC, e os preços são muito em conta, principalmente com a possibilidade de parcelamento da compra das máquinas de cartão.
Tem mais perguntas sobre aceitar pagamentos NFC? Deixem nos comentários suas dúvidas!