Empréstimo estudantil, como escolher?

Se você precisa de financiamento para a faculdade, verifique primeiro as bolsas de estudo, subsídios e apoio familiar disponíveis. O que todo consultor financeiro recomenda é aceitar primeiro o dinheiro grátis (bolsas e subsídios), depois o dinheiro ganho (trabalho-estudo) e, a seguir, dinheiro emprestado (empréstimos para estudantes).

Se bolsas de estudo, subsídios e trabalhar para estudar não cobrirem os custos da faculdade, você provavelmente começará a procurar empréstimos estudantis para preencher a lacuna. Se você precisa de empréstimos estudantis para a faculdade, aqui está um guia rápido sobre como escolher um.

Quanto você precisa de empréstimo estudantil?

Antes de examinar as opções de empréstimos estudantis, você deseja saber quanto dinheiro precisa emprestar. Veja o que você tem em subsídios, bolsas de estudo e apoio familiar. Em seguida, veja os custos de mensalidade, os custos projetados de aulas e livros, acomodação e quaisquer outros custos que você deverá cobrir. Quanto você vai precisar no total?

Subtraia qualquer financiamento que você tenha desse total. O restante é aproximadamente o que você precisará pedir em empréstimos estudantis.

Preencher formulários para financiamentos estudantis

Para obter ajuda financeira e opções de financiamento estudantil federais ou estaduais você deve preencher os formulários e se qualificar para os financiamentos. O ProUni é o financiamento estudantil mais famoso, mas existem outras opções oferecidas por fundações, estados, e outras organizações.. Certifique-se de verificar os prazos e ter uma boa nota no ENEM, porque ela vai influenciar nisso também. Suas informações serão enviadas para sua escola e você receberá uma carta explicando se há algum empréstimo disponível para você e por quanto.

Os empréstimos subsidiados são uma boa opção para os tomadores de empréstimo, já que o governo paga parte dos custos enquanto o tomador está na escola e por meio de períodos de adiamento. Infelizmente, esse não é o caso dos empréstimos não subsidiados. Os empréstimos diretos PLUS são oferecidos a alunos de pós-graduação ou pais.

Os empréstimos federais devem ser a primeira opção a ser considerada, pois eles vêm com benefícios e proteções generosos. Por exemplo, os mutuários federais de empréstimos estudantis que vão trabalhar no setor público são elegíveis para o perdão do empréstimo estudantil no programa de perdão do empréstimo para o serviço público.

Além disso, os tomadores de empréstimos federais podem manter seus pagamentos acessíveis baseado em renda ou adiar seus pagamentos com adiamento ou tolerância. Os empréstimos federais para estudantes também têm taxas de juros fixas e oferecem diversos planos de reembolso.

Financiamento estudantil planejado

Faça o financiamento dos seus estudos da melhor maneira para não impactar tanto nas suas finanças. (Imagem: Best Study Abroad Blog For Students)

Pesquise opções de empréstimo privado

Se os seus empréstimos federais para estudantes não cobrirem todos os seus custos, você também pode considerar os empréstimos estudantis particulares. Credores privados verificarão seu crédito para ver se você se qualifica e se precisa de um co-signatário.

Empréstimos estudantis privados são oferecidos por instituições financeiras como bancos e cooperativas de crédito, e não vêm com as mesmas proteções que empréstimos estudantis federais – nenhum perdão de empréstimo estudantil ou reembolso baseado em renda e opções limitadas se você não puder pagar seus empréstimos. Os empréstimos estudantis privados geralmente oferecem taxas fixas ou variáveis ​​e podem não ter tantas opções de plano de reembolso disponíveis. Embora os empréstimos privados possam ajudar a cobrir quaisquer lacunas no financiamento da faculdade, é importante estar ciente de suas proteções limitadas.

Compare opções e custos do financiamento estudantil

Quando você tiver sua carta de concessão financeira que descreve suas opções de empréstimo federal para estudantes, veja o que é oferecido a você e compare com o que você precisa. Cobre todos os seus custos? Se você precisa de empréstimos estudantis privados, compare taxas e proteções entre vários credores privados.

Entre suas opções de empréstimo federal e privado para estudantes, veja:

  • O prazo de reembolso
  • A taxa de juros
  • Seu pagamento mensal potencial
  • As opções de reembolso disponíveis

Dê uma olhada na sua taxa de juros e no valor total que você emprestou. Use uma calculadora online para ver como sua taxa de juros afetará o custo total do empréstimo.

Além disso, analise os termos de reembolso disponíveis. Se você tiver empréstimos federais para estudantes, será automaticamente inscrito no Plano de Reembolso Padrão com prazo de reembolso de 10 anos ou até mais. Você pode mudar os planos para algo que funcione melhor para você, como um plano de reembolso baseado em renda que limita seus pagamentos mensais a uma pequena parte de sua renda e tem um prazo de reembolso mais longo.

A taxa de juros e os termos de reembolso disponíveis para empréstimos privados podem variar de acordo com o credor, portanto, verifique quais opções você tem.

A revisão de todos esses pontos pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada, para que possa escolher o empréstimo estudantil certo para você.

Negocie diferentes empréstimos estudantis

Quando você decidir quais empréstimos estudantis deseja, é hora de se inscrever oficialmente. Para empréstimos federais, esse processo é feito com o ProUni, mas você precisará aceitar os empréstimos oferecidos. Se você estiver se inscrevendo para empréstimos estudantis particulares, tenha suas informações de renda e impostos em mãos. Esteja preparado para se inscrever com um fiador em ambos os casos. Preencha toda a papelada e inscreva-se online.

Com a negociação, você poderá encontrar as melhores oportunidades e os menores valores.

Saiba quando pagar o empréstimo estudantil

Depois de solicitar empréstimos estudantis, você deseja saber quando é o vencimento do primeiro pagamento. Normalmente, você está qualificado para adiamento dentro da escola, então não terá que pagar nada enquanto estiver na escola. No entanto, os empréstimos privados podem ter termos diferentes e exigir o pagamento mais cedo. Verifique quando seu primeiro pagamento é devido e fique em contato com o seu gestor de empréstimos ou credor para ficar em dia com seus empréstimos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!