Se você perder seu cartão de crédito, provavelmente poderá aliviar um pouco a angústia imediatamente: muitos dos principais emissores de cartão de crédito agora permitem que você bloqueie ou congele seu cartão gratuitamente, para que ele não possa ser usado por um ladrão.
Mas mesmo quando seu cartão não está comprometido, você pode usar o recurso de bloqueio de cartão estrategicamente por outros motivos.
Ou talvez seu cartão tenha chegado em sua casa, e você precisa liberá-lo para uso.
Seja qual for a opção, aqui está o que você deve saber.
O que é bloqueio de cartão?
As empresas de cartão de crédito chamam o recurso de nomes diferentes, geralmente usando os termos “bloquear” ou “congelar”. Para iniciar um bloqueio imediato ou cancelar um bloqueio, use o aplicativo móvel do emissor do cartão ou faça login em sua conta online para ativar um botão liga-desliga. Muitas contas de cartão de débito também apresentam um sistema de bloqueio.
No caso de cartões que acabaram de chegar na sua casa, eles estão bloqueados por questões de segurança. Assim, a partir do momento do desbloqueio é que você poderá usar o cartão normalmente.
A ideia do bloqueio é que, se você perder um cartão ou o cartão for extraviado, poderá bloqueá-lo, mantê-lo bloqueado ou basicamente desligá-lo. Isso evitaria que um ladrão fizesse cobranças fraudulentas com um número de cartão roubado. Se você encontrar o cartão, poderá desbloqueá-lo ou ligá-lo novamente – tudo sem ligar para o emissor do cartão.
Bloqueios e congelamentos de crédito oferecidos por agências de crédito são totalmente diferentes. Eles são mais amplos, restringindo o acesso aos seus arquivos de crédito. Isso torna mais difícil para um ladrão abrir novas contas de crédito em seu nome. Eles não restringem os gastos com seu cartão de crédito.
Como desbloquear meu cartão? Posso desbloquear no caixa 24 horas?
Caso queira desbloquear seu cartão, há alguns métodos que as empresas emissoras fornecem. As instruções geralmente estão na carta que chegou com seu cartão, mas vamos descrever as opções.
1. Caixa eletrônico
Você pode ter de ir a um caixa eletrônico com a senha que criou na hora de fazer o cartão, a que está junto com a carta, ou uma que você vai criar na hora que inserir o cartão no caixa eletrônico. Geralmente basta colocar o cartão no caixa e seguir os passos que aparecem na tela. e pode ser necessário cadastrar a biometria.
2. App do cartão
A maioria dos cartões de crédito, senão todos, tem um aplicativo para smartphones e tablets. O desbloqueio pode ser facilmente feito acessando o app com sua senha e login ou baixando e cadastrando diretamente no app. Pode ser necessária liberação no caixa eletrônico. Siga os passos na tela do app para desbloqueio do cartão.
3. Internet Banking
O site do seu banco, pelo login no internet banking, pode ter a opção de desbloqueio do cartão de crédito na aba cartão de crédito. Se você ainda não se cadastrou no internet banking, basta ir ao seu banco ou cadastrar no site do banco para usar o internet banking.
4. Telefone
Por fim, você pode ligar para a Central de Atendimento do cartão, pelo número que está na parte traseira do cartão de crédito. Siga às instruções para o bloqueio ou desbloqueio do cartão.
5. Banco 24 Horas
Alguns cartões possibilitam o desbloqueio nos caixas da rede Banco 24 Horas, mas é uma minoria. Prefira desbloquear sempre no caixa eletrônico do seu banco ou instituição financeira.
Quando bloquear o cartão de crédito?
Você geralmente não é responsável por cobranças fraudulentas de cartão de crédito, mas bloquear um cartão pode reduzir o incômodo posterior de relatar cobranças fraudulentas. E se você perdeu um cartão e é provável que o encontre, bloqueá-lo é menos problemático do que cancelar um cartão e receber um novo número de cartão, o que pode afetar o pagamento automático das contas de cobrança.
Além de ajudar com cartões perdidos, o bloqueio de cartão oferece uma medida de controle aos consumidores, que muitas vezes são espectadores inocentes em uma era de violações de dados galopantes.
Além de bloquear um cartão perdido, aqui estão outras maneiras de usar o recurso:
Resposta imediata a um cartão comprometido: se seu cartão for parte de uma violação de dados ou se você já estiver vendo cobranças fraudulentas em sua conta, pode desligar o cartão imediatamente e ligar para o emissor. Esses poucos minutos podem evitar algumas cobranças fraudulentas. Lembre-se que bloquear seu cartão de crédito não substitui ligar para cancelar seu cartão se ele, de fato, foi perdido para sempre, roubado ou usado de forma fraudulenta.
Controle de gastos por impulso: não relacionado à segurança, você pode bloquear todos os seus cartões de crédito e desbloqueá-los sempre que fizer uma compra. Esse pequeno atraso em mexer no telefone pode fornecer um período de reflexão durante o qual você decide não fazer uma compra por impulso.
Estratégia de pagamentos recorrentes e do dia a dia: se você designar um cartão para uso somente recorentes, poderá bloqueá-lo para uso no dia a dia. Além disso, se você usar apenas um cartão regularmente, poderá bloquear todos os outros como precaução.
Cartões não usados ou raramente usados: você pode estar mantendo alguns cartões de crédito abertos porque já os tem há muito tempo, e esse longo histórico ajudará em sua pontuação de crédito. Bloqueie os cartões não utilizados como uma medida extra de segurança.
Cortar um usuário autorizado: se o seu é o tipo de cartão que desativa todos os cartões de crédito associados à conta – os cartões Wells Fargo são um exemplo – pode ser uma boa maneira de controlar os gastos de um usuário autorizado. Por exemplo, talvez você tenha emitido o status de usuário autorizado para uma criança para ajudar a construir seu crédito, mas não quer que ela realmente cobre nada no cartão. Isso permite que você defina limites de transação para usuários autorizados e bloqueie certas categorias de compra.
Quais transações estão bloqueadas no cartão de crédito?
Quando você bloqueia um cartão, novas cobranças e adiantamentos de dinheiro são negados. No entanto, os pagamentos automáticos recorrentes, como assinaturas e contas mensais cobradas no cartão, continuarão em vigor. Normalmente, o mesmo acontecerá com as taxas bancárias, devoluções, créditos, juros e recompensas. As transações que ocorreram antes de bloquear o cartão não são afetadas.
Verifique com seu emissor ou seu site para determinar se você possui bloqueio de cartão e exatamente como o seu funciona, porque os bloqueios funcionam de forma diferente dependendo do emissor do cartão. Por exemplo, se o cartão estiver associado a um aplicativo de pagamento móvel para smartphone, como Apple Pay, pode continuar a funcionar em uma conta bloqueada. E os cartões diferem quanto a permitirem a realização de transferências de saldo quando um cartão é bloqueado.
Geralmente, um bloqueio afeta todos os cartões com o mesmo número de cartão de crédito, o que pode afetar os usuários autorizados do cartão. Alguns bloqueios ou congelamentos de cartão permanecem até que você os desbloqueie ou descongele. Outros bloqueios expiram, e é preciso verificar com seu cartão.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!